Estrutura do Curso

Estrutura do Curso:

O curso acompanha o desenvolvimento humano tal como descrito por Rudolf Steiner. Assim, ele abrangerá as questões vinculadas aos 3 primeiros setênios, que incluem a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Serão 2 módulos: o primeiro módulo composto de temas essenciais para o posterior trabalho de elaboração do PDIP e o segundo módulo com a apresentação dos modelos e realização de oficinas de PDIP para a elaboração dos mesmos.

Os encontros serão quinzenais, iniciando às sextas-feiras, das 19h às 21h, e aos sábados, das 8h30 às 13h.

MÓDULO I

I ETAPA

1. Forças atuantes no  desenvolvimento do 1º setênio – 01 e 02 de outubro

2. Ritmos no desenvolvimento do 2º setênio – 22 e 23 de outubro 

3. Processos de maturidade no 3º setênio – 05 e 06 de novembro

II ETAPA

1. Os sete processos vitais – O desenvolvimento e metamorfose dos 12 sentidos e o reflexo no processo de aprendizagem – 19 e 20 de novembro

2. Trimembração do ser humano – como absorve o mundo, como se relaciona com o mundo, como atua no mundo – 03 e 04 de dezembro

3. As crises no desenvolvimento – 1º setênio, 2º setênio, 3º setênio – 10 e 11 de dezembro

4. O desenvolvimento dos temperamentos e sua observação – 21 e 22 de janeiro

5. O desenvolvimento dos tipos anímicos e sua observação – 11 e 12 de fevereiro​

III ETAPA

1. Tipos constitucionais pedagógicos e sua observação – 25 e 26 de fevereiro 

2. Dificuldades de aprendizagem, distúrbios de comportamentos – 11 e 12 de março

3. Tipos constitucionais da pedagogia curativa e sua observação – 25 e 26 de março

4. Crises da juventude : questões atuais do Desenvolvimento na contemporaneidade – 08 e 09 de abril​

MÓDULO II *

1. Apresentação dos PDIPs da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – 29 de abril a 01 de maio​

Para facilitar seu preenchimento pelos educadores responsáveis em cada etapa escolar do aluno, o documento foi desmembrado em três ciclos:

Primeiro ciclo - 1º setênio

educação infantil - berçário, maternal e jardim de infância

Segundo ciclo - 2º setênio

ensino fundamental  I e II

Terceiro ciclo - 3º setênio

ensino médio

Cada ciclo consiste de três etapas de registros:

1º - espaços para registro de observações do educador escolar da etapa presente e coleta de dados de anamnese a ser feita em entrevista com pais ou responsáveis e (ou) professores anteriores.

2º - espaços para formar as relações ou intenções observações/ conhecimento antropológico.

3º - espaços para a condução de um plano de atividades, encaminhamentos curriculares ou estracurriculares a ser executado por determinado tempo e outras.

O educador, professor, terapeuta e médico poderão avaliar os dados observados e (ou) coletados que serão essenciais para se chegar a um "diagnóstico" ou "para a formação de uma imagem mais completa de cada aluno em questão".

2. Palestras talentos e impedimentos

2.1 - oficinas de elaboração PDIP educação infantil

2.2 - oficinas de elaboração PDIP ensino fundamental

2.3 - oficinas de elaboração do PDIP ensino médio

Metodologia para o 1º curso: online

Coordenação: Cinzia Diniz Antonini, Cristiana Arreguy e Rosa Fantini

*requer nova inscrição

Informações: Instituto das Vertentes (31) 971518767 administracao@fewb.org.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos Crie seu evento aqui