Apoio ao registro da vida escolar do aluno em suas diversas fases, junto às ações pedagógicas-terapêuticas, às adequações curriculares necessárias que serão elaboradas pelos professores e dos encaminhamentos terapêuticos.
Estrutura do Curso
Estrutura do Curso:
O curso acompanha o desenvolvimento humano tal como descrito por Rudolf Steiner. Assim, ele abrangerá as questões vinculadas aos 3 primeiros setênios, que incluem a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Serão 2 módulos: o primeiro módulo composto de temas essenciais para o posterior trabalho de elaboração do PDIP e o segundo módulo com a apresentação dos modelos e realização de oficinas de PDIP para a elaboração dos mesmos.
Os encontros serão quinzenais, iniciando às sextas-feiras, das 19h às 21h, e aos sábados, das 8h30 às 13h.
MÓDULO I
I ETAPA
1. Forças atuantes no desenvolvimento do 1º setênio – 01 e 02 de outubro
2. Ritmos no desenvolvimento do 2º setênio – 22 e 23 de outubro
3. Processos de maturidade no 3º setênio – 05 e 06 de novembro
II ETAPA
1. Os sete processos vitais – O desenvolvimento e metamorfose dos 12 sentidos e o reflexo no processo de aprendizagem – 19 e 20 de novembro
2. Trimembração do ser humano – como absorve o mundo, como se relaciona com o mundo, como atua no mundo – 03 e 04 de dezembro
3. As crises no desenvolvimento – 1º setênio, 2º setênio, 3º setênio – 10 e 11 de dezembro
4. O desenvolvimento dos temperamentos e sua observação – 21 e 22 de janeiro
5. O desenvolvimento dos tipos anímicos e sua observação – 11 e 12 de fevereiro
III ETAPA
1. Tipos constitucionais pedagógicos e sua observação – 25 e 26 de fevereiro
2. Dificuldades de aprendizagem, distúrbios de comportamentos – 11 e 12 de março
3. Tipos constitucionais da pedagogia curativa e sua observação – 25 e 26 de março
4. Crises da juventude : questões atuais do Desenvolvimento na contemporaneidade – 08 e 09 de abril
MÓDULO II *
1. Apresentação dos PDIPs da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – 29 de abril a 01 de maio
Para facilitar seu preenchimento pelos educadores responsáveis em cada etapa escolar do aluno, o documento foi desmembrado em três ciclos:
Primeiro ciclo - 1º setênio
educação infantil - berçário, maternal e jardim de infância
Segundo ciclo - 2º setênio
ensino fundamental I e II
Terceiro ciclo - 3º setênio
ensino médio
Cada ciclo consiste de três etapas de registros:
1º - espaços para registro de observações do educador escolar da etapa presente e coleta de dados de anamnese a ser feita em entrevista com pais ou responsáveis e (ou) professores anteriores.
2º - espaços para formar as relações ou intenções observações/ conhecimento antropológico.
3º - espaços para a condução de um plano de atividades, encaminhamentos curriculares ou estracurriculares a ser executado por determinado tempo e outras.
O educador, professor, terapeuta e médico poderão avaliar os dados observados e (ou) coletados que serão essenciais para se chegar a um "diagnóstico" ou "para a formação de uma imagem mais completa de cada aluno em questão".
2. Palestras talentos e impedimentos
2.1 - oficinas de elaboração PDIP educação infantil
2.2 - oficinas de elaboração PDIP ensino fundamental
2.3 - oficinas de elaboração do PDIP ensino médio
Metodologia para o 1º curso: online
Coordenação: Cinzia Diniz Antonini, Cristiana Arreguy e Rosa Fantini
*requer nova inscrição